Sobre o Evento

O Ciclo de Estudos Históricos é um evento acadêmico tradicional da UESC e tem se consolidado como importante ação extensionista da instituição ao abrir espaços para discussões de vários aspectos que envolvem as possibilidades nas práticas e concepções dos profissionais de história, seja na educação, na pesquisa ou na promoção/difusão cultural. Além de promover o debate de temas pertinentes, com a participação de historiadores de destaque no cenário acadêmico nacional, o Ciclo de Estudos Históricos tem se constituído em um fórum de reflexão e diálogo entre pesquisadores e docentes de história da região, que têm, nas sessões de comunicações e nas demais atividades integrantes da programação do evento, a possibilidade de trocarem experiências e apresentarem resultados de suas pesquisas.

Assim, nesta sua vigésima sexta edição em 2015, o Ciclo propõe discutir os sentidos da produção do conhecimento histórico em face aos desafios do ensino de história hoje e às questões do tempo presente.

JUSTIFICATIVA

O processo de especialização no campo da História, em curso desde a década de 1970, provocou uma diminuição na perspectiva dos estudos dos historiadores, gerando dificuldades em interpretar o passado para compreender o presente, e reduzindo a combinação de inter-relações necessárias ao entendimento das questões mais amplas e que dizem respeito à vida pública. Não se trata de voltar à discussão sobre a história total e/ou da pertinência de uma teoria geral, mas da relevância dos estudos de História em explicar desde as questões domésticas até aquelas de dimensão mundial. Trata-se também de um questionamento do isolamento em que as universidades muitas vezes se colocam.

Problematizar o porquê de pensar e ensinar história na contemporaneidade remete à difícil posição do conhecimento histórico em responder aos desafios da atualidade e principalmente em oferecer lições sobre a trajetória humana. Todavia, a perspectiva e a necessidade social de refletir e exercitar as diversas possibilidades que caracterizam o conhecimento histórico (pesquisa, ensino, extensão/ações sociais) demonstra o quanto a disciplina permanece enquanto um canal de debate aberto aos indivíduos com vistas a se constituírem como sujeitos históricos, e voltado à criação e recriação da esperança através da perspectiva de mudança que caracteriza o processo histórico.

O ano de 2015 é o momento de apresentação/aprovação do PNE – Plano Nacional para a Educação, e a ANPUH/BA debate, na Jornada de Trabalho Sobre a Reforma do Ensino Médio (PL 6.840/13), o contexto de sua produção e seus reflexos no ensino de História. Isso exige também que Estados e Municípios elaborem seus respectivos planos, enfrentando o desafio de alinhar suas perspectivas e ações para a próxima década. Nesse sentido, é importante dialogar sobre as expectativas dos graduandos dos Cursos de História no Brasil, sobretudo no que diz respeito à importância do conhecimento histórico nos debates do mundo contemporâneo, sua contribuição nas questões de interesse social e sua pertinência na realidade da educação básica. As problematizações justificam, portanto, pensar um novo direcionamento acadêmico/profissional para a área de história, envolvendo seus cursos de graduação/pós-graduação, o exercício da docência em história e a profissão de historiador.

A discussão desse leque temático permite também refletir sobre o currículo e a formação que efetivamente se quer e a que se pratica no Curso de História da UESC. A realização do XXVI Ciclo de Estudos Históricos com a temática em questão tem por objetivo expandir seus resultados para além do evento em si, sobretudo na reflexão permanente sobre o nosso projeto pedagógico, nossa prática formadora e os significados e objetivos que permeiam as atividades de pesquisa e produção de conhecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s