Informações adicionais

PÚBLICO ALVO

QUANTIDADE DE VAGAS

– Comunidade acadêmica da UESC – alunos de graduação do Curso regular de História/UESC e da modalidade Plataforma Freire – PARFOR;

– Professores da rede pública e privada de ensino básico (Fundamental e Médio) da região de abrangência da UESC;

– Historiadores, profissionais da História e estudantes de graduação dos Cursos de Licenciatura em História da região Litoral Sul e demais regiões da Bahia.

 

400

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

DIAS DA SEMANA

HORÁRIOS

30 de novembro a 02 de dezembro de 2015

Segunda Terça e Quarta

Turnos matutino, vespertino e noturno

LOCAL

CARGA HORÁRIA TOTAL

UESC

40 h

ARTICULAÇÃO COM ENSINO E COM A PESQUISA? COMO?

A articulação com o ensino de graduação e a pesquisa se realiza na medida em que os estudantes dos cursos de graduação/pós-graduação em História, e da modalidade PARFOR – Plataforma Freire participam do conjunto das atividades do evento na condição de ouvintes e/ou na apresentação de trabalhos de conclusão de curso/TCC, das pesquisas de Iniciação Científica em andamento, dos projetos em execução no PIBID, havendo também a apresentação dos resultados de pesquisas e estudos de história dos docentes e pesquisadores da região.

Tradicionalmente o Ciclo de Estudos Históricos reúne um público de estudantes de graduação dos Cursos de História de outras IES do Litoral Sul, das cidades de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Eunápolis, Teixeira de Freitas, dentre outras.

Além disso, a temática central do evento – sentidos, produção do conhecimento e ensino de história hoje −, abre espaços privilegiados para se discutir aspectos  importantes da formação do profissional licenciado em História, proporcionando, dessa forma, aos estudantes de graduação e egressos do Curso de História da UESC, vários elementos para a compreensão dos lugares e usos do conhecimento histórico na vida pública e da necessidade de uma formação profissional voltada aos desafios sociais, refletidos na pesquisa e, principalmente, na sala de aula.

METAS

A principal meta dessa atividade extensionista é subsidiar a reflexão sobre a produção do saber histórico e o ensinar história na atualidade, tanto através dos debates vinculados às palestras e mesas-redondas, como pelas apresentações de estudos/pesquisas sobre tais temas, inclusive de professores que fazem das suas práticas cotidianas de ensino/pesquisa objetos de reflexão. A abordagem das temáticas centrais do evento será desenvolvida em palestras e mesas redondas compostas por profissionais de reconhecido destaque em relação aos temas propostos, havendo ainda espaços destinados ao aperfeiçoamento profissional de alunos e professores nas oficinas ministradas por  estudantes de História da UESC e também por pesquisadores convidados, além dos debates científicos que marcam as sessões de comunicação. O evento pretende ser referência para a formação continuada dos professores de História e áreas afins.

RESULTADOS ESPERADOS/PRODUTOS

− Estudantes e professores mais conscientes das inter-relações necessárias ao entendimento de questões amplas e que dizem respeito à vida pública, ao trabalho dos historiadores nas lutas sociais e na realidade da educação básica.

– Diminuição do isolamento em que as universidades e historiadores muitas vezes se colocam em relação à educação básica.

− Contribuições na formação continuada de egressos do Curso de História/UESC e de professores que atuam na rede pública e particular de ensino da região.

– Atualização do Curso de História da UESC em relação às novas diretrizes do MEC/PNE/PL 6.840/13 para o ensino de história, bem como o PIBID e PIBIC em História, Estágios Supervisionados e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

– Formação acadêmica suplementar aos estudantes dos Cursos de História/UESC (Licenciatura regular e modalidade PARFOR – Plataforma Freire) que irão atuar no ensino básico.

− Montagem de banco de dados/arquivo/documentário reunindo o leque temático tratado em palestras e mesas-redondas do evento, que serão filmadas, de maneira que possam ser revisitadas posteriormente e subsidiar discussões sobre o projeto pedagógico do curso e a inserção de estudantes/egressos no mercado de trabalho.

VIABILIDADE

− Do ponto de vista acadêmico a viabilidade deste evento se ampara no fato de atrair/reunir, para as discussões dos temas propostos, profissionais de destaque no cenário nacional/estadual e que atuam como historiadores em diferentes frentes de trabalho voltadas à cultura e ao ensino/pesquisa.

− Do ponto de vista orçamentário a viabilidade de realização deste evento prevê a cobertura de suas respectivas despesas com a verba de extensão/2015 do DFCH, ou seja, com a parcela desta destinada à ações extensionistas da Área de História e por contar com a parceria da ANPUH/BA em algumas atividades previstas na programação.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da observação da participação do público nos debates, do número de inscritos no evento, do grau de envolvimento dos estudantes do Curso de Licenciatura em História/UESC – regular e PARFOR, da participação de estudantes de graduação dos Cursos de Licenciatura em História da região Litoral Sul da Bahia, da presença, contribuição e participação de professores da educação básica, dos pesquisadores convidados e dos professores do curso de História da UESC.

– Organização

Graciela Rodrigues Gonçalves

Laila Brichta

Isabel Maria de Jesus Pacheco

Anna Lúcia Côgo

– Coordenação:

Graciela Rodrigues Gonçalves

Laila Brichta

Isabel Maria de Jesus Pacheco

Anna Lúcia Côgo

– Colaboradores

Renato Drummond Tapioca Neto

Leide Rodrigues dos Santos

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