Objetivos

GERAL: Discutir a importância social e os sentidos da produção no campo do conhecimento histórico hoje, seu ensino e a relação entre a formação do profissional em história e a vida prática.

 

ESPECÍFICOS:

1 – Colocar em evidência perspectivas mais significativas que permeiam/demarcam as pesquisas e os estudos dos historiadores na contemporaneidade;

2 – Promover reflexões sobre as inter-relações necessárias ao entendimento das questões mais amplas e do tempo presente, e que dizem respeito à vida pública e ao trabalho dos historiadores nas lutas sociais e na realidade da educação básica;

3 − Discutir o isolamento em que as universidades e os historiadores muitas vezes se colocam em relação à comunidade e à educação básica em geral, enquanto lugares de concretude de suas funções sociais;

4 – Analisar questões relativas ao ensino de história e as contradições entre a formatação dos Cursos de História e as novas diretrizes do MEC/PNE/PL 6.840/13 para o ensino de história e o seu contexto de produção, focando na relação entre o ensino acadêmico de história e as competências necessárias ao profissional desta área específica;

5 – Realizar/ofertar oficinas abordando temas e questões relativas à prática da pesquisa e do ensino de história, a serem ministradas por estudantes vinculados ao PIBID, PARFOR e também por pesquisadores convidados;

6 – Possibilitar, por meio das sessões de comunicações, o exercício da troca de experiências e a apresentação de resultados das pesquisas no campo da história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s